Avançar para o conteúdo principal

Para limpar as orelhas a 4 meses do fim do ano

Os discos a meio do ano

 

No oitavo mês do ano praticamente no fim e a quatro do fim há já alguma matéria para destacar uns discos. Escolhi cinco discos que me vão preenchendo os dias de boa música. E um deles é made in Portugal. Sem ordem definida, vamos lá então ao sumário.

 

Pop Dell`Arte “Transgressio Global”

 

Transgredir fronteiras artísticas sempre foi um dos motivos da música da banda de João Peste. São um projeto com algum culto, mas sempre muito discretos em relação aos holofotes mediáticos. Este novo disco é também um dos melhores da sua longa carreira. 

 




 

Einsturzende Neubauten “Alles in Allem”

 

Tive oportunidade de ver ao vivo umas duas ou três vezes os Neubauten. A primeira delas foi na Voz do Operário. No palco um bidão da Shell. F M Einheit fez uma atuação perfeita e os Neubauten passaram a estar sempre presentes na minha lista dos favoritos. A dizer a verdade, já lá estavam antes deste concerto. Não conheço nada que se lhes compare. Souberam passar pelo tempo sem acusar desgaste na sua criação musical.

 


 

Fountains D C “A hero`s Death”

 

Dogrel foi para mim o melhor disco de 2019. Estava ansioso pelo segundo disco dos irlandeses Fountains D C. Este segundo disco perdeu o espectro da música popular irlandesa, mas esse também não era, apesar de presente, o principal elemento da música da banda. Hoje em dia é muito difícil uma banda conseguir a longevidade de uns Cure ou até dos conterrâneos U2. E por isso temo que que os Fountains D C possam não chegar a publicar muitos mais discos que lhes permitam aguentar um lugar sólido na história da música popular e rock. Mas enquanto dura é muito bom e este segundo capítulo não me desiludiu. 

 

 


Porridge Radio “Every Bad”

 

Conheci os (ou as) PR por este disco. Na verdade não conhecia a sua música, apesar de terem pelo menos mais um disco de 2016. Fui ouvi-lo e gostei mais deste “Every Bad”. Um disco pesado para os dias que correm, mas musicalmente muito bem sucedido. 

 

 


Sonic Boom “All things being equal”

 

Os Spaceman 3 foram uma banda que tiveram para mim uma importância fundamental. Ouvi-os com uns 15 ou 16 anos e na altura tiveram o mais elevado impacto estético. Com os Spaceman 3 eu senti-me, pela primeira vez talvez, um verdadeiro cosmopolita. Foi a música deles que me arrancou da pacata visão da vida que se consegue ter numa pequena vila a escassos quilómetros da cidade do Porto. Conheci-os quase por acaso. Ou nem tanto. Corria às sextas feiras da escola para apanhar um programa que durava uns 25 minutos e que se chamava Rock in The UK. Esse programa, que pouco durou, o programa da Antena 3 de Sofia Alves, Sete Mares, o Som da Frente do António Sérgio e o Jornal Blitz, eram as minhas fontes musicais. Não durou muito tempo até ter percebido que os Spaceman 3 eram resultado perfeito dos Suicide de Alan Vega e Martin Rev e dos Velvet Underground. Mas sempre gostei deles, embora o Recurring não me tenha satisfeito de todo. Graças aos Spiritualized que são de exceção, lá fui seguindo a carreira dos ex Spaceman 3. E ouvi as pesquisas sonoras intragáveis de Sonic Boom. É o resultado dessa evolução que está presente neste disco dele, que agora vive em Portugal. Não é um disco perfeito nem sequer excelente. Mas é, para mim, o resultado de um percurso que também fiz com estes músicos e por isso ouvi-o com grande satisfação.  



Comentários

Mensagens populares deste blogue

2023, um ano mais pop! Ou nem por isso...

Este ano ouvi muitos e bons discos. Mas a minha lista é talvez aquela que nos últimos anos mais discos com grande expressão comercial inclui. Talvez isto se entenda se ao mesmo tempo eu fizer o exercício de sempre, o de tentar explicar os critérios subjacentes às escolhas dos melhores discos do ano. Há um critério que mantenho firme. Mesmo não sendo os melhores discos, alguns dos que aqui incluo acabaram por ser aqueles que mais ouvi. Provavelmente se eu comprasse a Wire mensalmente os filtros seriam outros e se tivesse mais tempo dedicado também faria outras escolhas. Contudo os discos que escolhi procurei que fossem mesmo bons. Mas há aqui outro fator que acabou por influenciar. Ouvi alguns discos em vinil, isto porque 2023 foi o ano que completei meio século e a minha família ofereceu-me um gira-discos, aparelho que já não tinha nem usava há muitos anos. E alguns dos discos foram mesmo aqueles que encontrei quando fui à única loja que vende discos de vinil (que eu conheça) na cidade

TECNOLOGIAS, IA E MORALIDADE.

Por vezes deparo-me com observações, quotidianas, que, como quase todas, são erros de análise do senso comum. Não existe uma fronteira muito definida para se perceber quando uma posição (ou opinião) é ou não rigorosa e fundamentada. Claro que existem os casos extremos, mas a zona entre os casos extremos é por vezes cinzenta e extensa. Uma das vantagens de se estudar e especializar é diminuir cada vez mais essa extensão. No caso que aqui me move, penso numa série de comentários acerca da IA. E creio que algumas leituras informadas nos fazem perceber sem grande esforço que a maioria das opiniões sobre a IA são mais baseadas em filmes de ficção científica do que na realidade. A ideia de que as máquinas nos dominarão vende bem (Harari sabe bem disso), mas são, para a atualidade, completamente irrealistas. A IA começa por ser baseada em algoritmos. Tal como as contas de somar também o são. Com efeito há problemas que merecem desde já ser colocados com as atuais tecnologias. Dado o desenvolv

As escolhas do João Francisco - os melhores discos de 2023

Este ano ouvi várias músicas e albuns e fiquei a conhecer mais variedades de música.     1-HEROS & VILLAINS- publicado a 2 de dezembro de 2022 por Metro Boomin. Este álbum fica na primeira posição. Foi um dos álbuns que ouvi mais pois as músicas deste são do género hiphop (meu género de música favorito) muito calmo. As composições desta obra tem sempre uma batida tranquila e transmite uma boa  vibe .   2- For All The Dogs- Álbum criado em 6 de outubro deste ano por Drake. Como Drake foi um dos artistas que gostei mais de ouvir este ano é normal que este álbum está no top 4. Gosto das músicas porque transmitem uma vibe calma, tal como no disco do Boomin, mas a forma como ele canta é o que me impressiona mais.   3-Utopia- Criado a 28 de julho deste ano por Travis Scott. Travis também foi um dos artistas que eu ouvi mais, ficando ao lado do Drake. O que eu gostei mais deste álbum foi a maneira das músicas serem bastante animadas e boas para fazer exercício físico. Em algumas músicas c