Avançar para o conteúdo principal

Investigadores noturnos



 

Quando comecei a ensinar filosofia dei-me conta que muitas pessoas têm uma ideia bastante errada do que é e faz a filosofia. Mas ao mesmo tempo percebi que não tinham nem tempo nem paciência para estar paradas uma hora a ouvir-me explicar tudo o que eu sabia e tinha aprendido. Assim tive de engendrar maneiras de explicar o que é a filosofia sem ao mesmo tempo fazer as pessoas perder muito tempo. Teria de ser: claro, definir em poucas palavras e apresentar sempre boas razões. Fui treinando esta técnica que passou por fases diferentes e tem evoluído ao longo dos anos. Mas talvez o momento mais feliz foi quando um casal em que ambos tinham tido uma péssima experiência com a filosofia e volvidos uns minutos ouvi isto: “Ah, mas se me tivessem explicado assim eu iria gostar”. Este é um desafio que tenho tido sempre: ser o mais claro possível e só me alongar quando estritamente necessário ou então em contextos formais mais próprios ao desenvolvimento, como são os de algumas aulas, formações, etc. Isto acontece porque uma das coisas que fiz quando comecei a trabalhar como professor foi ter recordado não os meus bons, mas os maus professores. Como vinha da universidade tinha muita matéria-prima de maus professores bem fresca. O que sempre fiz foi proceder ao contrário do que fizeram os meus piores professores. E garanto que tem dado resultados. Uma das coisas que os meus maus professores faziam com frequência e que me soava muito pouco honesto era quando me diziam, “você não percebeu a questão”. O problema era quando eu pedia para explicar. Não raras vezes a resposta passava por estes lugares: “Não é o espaço adequado para lhe responder”, “Agora não tenho tempo”, “tem de tentar compreender”, etc... ou seja, eu ficava sempre com a ideia que “este professor(a)” também não sabe, mas acha que sabe. Bem sei, bem sei que nem sempre é assim, mas, vá lá, é noventa por cento das vezes é. Ou não? O que vou percebendo nesta atitude, que hoje sei que ultrapassa o mero contexto social, é que há muitos fatores psicológicos a afetar aquilo que julgamos saber e numa parte das vezes sabemos coisas sem saber muito bem como as sabemos. Mas psicologicamente não queremos abandonar a nossa crença. Afinal de contas temos direito à nossa crença! Pois temos. Mas é sempre uma questão de valor moral saber se temos de impor aos outros aquilo que cremos ser verdade sem ter muito bem a certeza de como sabemos tais coisas. Isso volta a acontecer no espaço das redes sociais. “Isto é assim” e insiste-se que é assim, volta a repetir-se e dá-se quinhentas voltas para mostrar que é tal e qual assim. Mas depois quando somos mais diretos e pedimos uma explicação: “Ah, o Facebook não é o espaço adequado para dar essa explicação”. Bem, até a mim me custa escrever todos os meus pensamentos. Nem sequer sou grande coisa a escrever. Mas bolas, que raio de valor moral e cognitivo tem uma resposta dessas? “Oh pá, és burro por defender X porque sei que assim é, mas não te posso explicar pois é muito complexo para explicar pelo Facebook”. E isto mesmo de pessoas com uma extensa atividade dentro de pelo menos essa rede social, o Facebook. Por vezes penso que essas pessoas têm uma vida secreta de sabedoria, mas nunca possuem os canais adequados para transmitir esse saber. Mas depois dou-me conta que essas pessoas não devem nunca comunicar esse suposto saber. Então como sabem que o sabem? Bom, podem ser sempre estudantes afincados, noturnos, que o fazem quando todos os outros estão a dormir e depois pimba...!!! É como o pão fresco. Centenas de padeiros durante a noite na sua cozedura e quando de manhã chegamos à padaria parecem que estão ali frescos por ato de magia. Se calhar com o conhecimento passa-se algo semelhante. Pessoas ilustradíssimas com alta investigação noturna, enquanto uma imensa maioria de preguiçosos dormem, esses mandriões. Depois acordamos, vamos à rede social e lá estão elas a discordar de algo que afirmamos no dia anterior. E quando perguntamos as razões lá surge o tal “porque eu sei”. É isso Rolando!!! É isso... eles são todos muito estudiosos e por isso não dá para explicar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2023, um ano mais pop! Ou nem por isso...

Este ano ouvi muitos e bons discos. Mas a minha lista é talvez aquela que nos últimos anos mais discos com grande expressão comercial inclui. Talvez isto se entenda se ao mesmo tempo eu fizer o exercício de sempre, o de tentar explicar os critérios subjacentes às escolhas dos melhores discos do ano. Há um critério que mantenho firme. Mesmo não sendo os melhores discos, alguns dos que aqui incluo acabaram por ser aqueles que mais ouvi. Provavelmente se eu comprasse a Wire mensalmente os filtros seriam outros e se tivesse mais tempo dedicado também faria outras escolhas. Contudo os discos que escolhi procurei que fossem mesmo bons. Mas há aqui outro fator que acabou por influenciar. Ouvi alguns discos em vinil, isto porque 2023 foi o ano que completei meio século e a minha família ofereceu-me um gira-discos, aparelho que já não tinha nem usava há muitos anos. E alguns dos discos foram mesmo aqueles que encontrei quando fui à única loja que vende discos de vinil (que eu conheça) na cidade

TECNOLOGIAS, IA E MORALIDADE.

Por vezes deparo-me com observações, quotidianas, que, como quase todas, são erros de análise do senso comum. Não existe uma fronteira muito definida para se perceber quando uma posição (ou opinião) é ou não rigorosa e fundamentada. Claro que existem os casos extremos, mas a zona entre os casos extremos é por vezes cinzenta e extensa. Uma das vantagens de se estudar e especializar é diminuir cada vez mais essa extensão. No caso que aqui me move, penso numa série de comentários acerca da IA. E creio que algumas leituras informadas nos fazem perceber sem grande esforço que a maioria das opiniões sobre a IA são mais baseadas em filmes de ficção científica do que na realidade. A ideia de que as máquinas nos dominarão vende bem (Harari sabe bem disso), mas são, para a atualidade, completamente irrealistas. A IA começa por ser baseada em algoritmos. Tal como as contas de somar também o são. Com efeito há problemas que merecem desde já ser colocados com as atuais tecnologias. Dado o desenvolv

As escolhas do João Francisco - os melhores discos de 2023

Este ano ouvi várias músicas e albuns e fiquei a conhecer mais variedades de música.     1-HEROS & VILLAINS- publicado a 2 de dezembro de 2022 por Metro Boomin. Este álbum fica na primeira posição. Foi um dos álbuns que ouvi mais pois as músicas deste são do género hiphop (meu género de música favorito) muito calmo. As composições desta obra tem sempre uma batida tranquila e transmite uma boa  vibe .   2- For All The Dogs- Álbum criado em 6 de outubro deste ano por Drake. Como Drake foi um dos artistas que gostei mais de ouvir este ano é normal que este álbum está no top 4. Gosto das músicas porque transmitem uma vibe calma, tal como no disco do Boomin, mas a forma como ele canta é o que me impressiona mais.   3-Utopia- Criado a 28 de julho deste ano por Travis Scott. Travis também foi um dos artistas que eu ouvi mais, ficando ao lado do Drake. O que eu gostei mais deste álbum foi a maneira das músicas serem bastante animadas e boas para fazer exercício físico. Em algumas músicas c