Avançar para o conteúdo principal

Álbuns 2022

Como sempre publico a lista dos meus discos mais ouvidos em 2022. Desta vez procurei que pelo menos os 12 primeiros fossem discos que realmente gostei. Daí para baixo que um disco conste na lista não significa necessariamente que gostei muito, mas pelo menos que passei algum do meu tempo com esse disco e lhe reconheço algumas qualidades artísticas. Todos os anos procuro ouvir muita música nova e com a minha idade já não existem muitas surpresas nos territórios onde me movo, mas ainda assim há muita qualidade. E obviamente esta lista não expressa tudo quanto de bom se publicou durante o ano até porque muitos dos discos só os vou descobrir a partir de outras listas. Há uns anos era mais fácil elaborar uma lista dado que as audições não eram muito dispersas. Os filtros eram mais ou menos os mesmos. Hoje em dia há uma enorme dispersão com dezenas de publicações interessantes que desapareceram. Ainda assim vou seguindo as sugestões da espanhola Factory, que ainda resiste ou da inglesa The Wire, muito mais especializada. Mas não sigo outras referências. Em Portugal vou seguindo a revista do Expresso e Ípsilon, do Público. É escasso o que se publica e pelo caminho já se perderam jornalistas dedicados e conhecedores. Atualmente ouço música apenas pelo Spotify. Tenho por vezes saudades de uma enorme discografia, mas já não tenho espaço e o acesso aos objetos físicos torna-me mais complexo do que o streaming. O Streaming veio para ficar. Uso o Spotify, mas os filtros da aplicação nunca se ajustaram bem ao que procuro e por vezes até me surpreende as sugestões dadas. Não é um filtro como no passado foram imensos jornalistas. O mundo está pior por isso? Sim e não. Penso que o lado menos bom é precisamente o da criação deste círculo de interesses comuns. Pelo menos vou-me queixando disso. E ainda não atinei nem com youtubers de qualidade a divulgar música nova, nem com grupos nas redes sociais que sejam razoavelmente interessantes. Mas por outro lado é claro que o acesso aos discos é muito mais facilitado e isso é um luxo. Mas muda a nossa relação com os objetos, com a própria música. Nesta altura é a única possível para fazer esta lista que publico há muitos anos (nos mais recentes neste espaço), mas ao mesmo tempo é uma época de muitos afazeres o que me sobra pouco tempo para dissertar quanto gostaria sobre cada pedaço de música aqui exposta. Ainda assim para que surja este resultado é um trabalho que vou fazendo ao longo do ano, especialmente no final. Vou registando no meu bloco de notas cada disco que gosto e anotando pequenos aspetos que me fazem gostar. Eis o resultado. Contestem, comentem ou simplesmente aproveitem. Se não escrever para mais ninguém tenho sempre o meu autodesafio que é suficiente para me fazer acreditar neste pequeno exercício de final de ano. Venha 2023 com muitas e mais novidades. Algumas já espreitam. Agora ladies and gentleman entrem os galardoados.

 

1.     Gilla Band “Most Normal”



2.     Moore Mother “Jazz Codes”



3.     Fountains D C “Skinty Fia”



4.     Soul Glo “Diaspora Problems”














5.     Surma “Alla”




6.     Brian Eno “Forever and ever no more”



7.     Little Simz “Sometines I Might be Introvert”



8.     Carl Stone “Wat dong moon lek”



9.     DITZ “The great regression”



10.  Beach House “Once twice melody”



11.  Kendrick Lamar “Mr Morale & the big Steppers”



12.  The Oh Sees “A foul form”





 

E a injustiça de 2021: Turnstile “glow on”. Conheci este disco por causa do festival Paredes de Coura. E é um disco rock ao melhor nível que me escapou em 2021. Ouvi-o intensamente no verão de 2022 e ainda bem que o recuperei, pois é um disco com a melhor pujança rock and rol de 21, certamente. 

Ainda uma menção honrosa à canção “The moods that i get in”, incluída no disco “I`m not sorry...” de King Hannah. A canção é um momento elevado do disco, muito acima de todas as outras. Uma canção de country blues arrastado, em slowcore de uma densidade quase ao nível de um “highway 5”, a canção mestre do álbum enorme “California” dos American Music Club. 

 

 

Escolhi 12 rodelas para a primeira parte que correspondem, como já referi, aos meus preferidos. Tenho sempre maior cuidado nestas primeiras escolhas e confesso que o nº1 foi muito dividido entre dois discos que pouco têm em comum entre si, o dos Gilla Band e o dos Moore Mother. Mas na verdade são os dois discos que mais apreciei este ano. O primeiro é a descendência dos Girl band e é uma descarga de rock experimental com uma intensidade muito incomum em discos rock. Não é certamente um disco dirigido a facilitismo. É exigente, mas muito bem pormenorizado. Não precisei de uma segunda audição para perceber o estouro que ali estava. É com discos destes que continuo a ouvir os desenlaces dos idos anos dourados do punk convertido a new wave. E mais uma vez é uma banda irlandesa a povoar o meu primeiro lugar no top. Já o meu gosto pelos Moore Mother não aparece com este novo disco. Coloco-os ao nível dos extintos The Golden Palominos, alguém se lembra? Claro que aqui com a negritude como pano de fundo. Mas o disco, “jazz codes” é muito bem construído e polido. Ao contrário do que aconteceu com os Gilla Band só descobri verdadeiramente este disco quando coloquei os meus Airpods Pro, ativei o cancelamento de ruído e mergulhei em cada pedaço e recorte deste disco. Que bom que ele é... negro, profundo, hip hop e jazz espacial e spoken word

Se não me engano há quase 3 anos seguidos que na minha lista aparece um disco dos irlandeses Fountains D C para mim, uma das melhores e mais entusiasmantes bandas da atualidade. Pelo menos em 2019, 2020 e, agora, em 2022. E não baixaram a fasquia neste último trabalho. Está distante do tom punk misturado com os Pogues de Shane McGowan a que soava Drogel, mas estão com mais personalidade. É uma banda que praticamente nasceu com os anos da pandemia e creio que isso afetou o modo como trabalham as canções que estão cheias de referências literárias. Para mim os Fountains são já a consolidação do rejuvenescimento do rock irlandês. Já os seus conterrâneos Murder Capital que também prometeram muito no primeiro disco desagradaram-me nos novos singles que são já a janela para o próximo longa duração. 

Será que se eu disser que os Soul Glo chegam de Filadélfia é suficiente para se perceber que música fazem? Creio que não. Mas há lá algo que conheço de muitas bandas daquelas paragens, o tom explosivo. Os Soul Glo são um trio e praticam punk rock enérgico, mas nada que se aproxime do mais primário. Mas aqui encontramos também turnstile e hip-hop por vezes a fazer lembrar a fase mais punk dos Beastie Boys, com muito rock e muito beat. Mas fizeram aqui um disco que tem tanto de curto, como direto e brutal. “Alla” é o regresso da portuguesa Surma. Há discos que fazem lembrar outros porque são demasiados encostados à mesma estética e outros que trazem à memória outros, mesmo que tal não belisque a originalidade. E “alla” é um disco que por vezes me faz lembrar os melhores momentos dos islandeses Múm. Mas apenas por momentos, pois, como disse, tal não melindra a originalidade desta artista portuguesa. O disco está muito bem conseguido, com direito a dança hipnótica e underground em “huvasti”. A cereja no topo do bolo é que merecia o vinil apenas pela capa que é também ela um ponto alto de toda a obra. Já o disco do Brian Eno é uma surpresa. Discos de Brian Eno são muitos e alguns deles são apenas mais um pedaço do anterior. Creio que é daqueles artistas e engenheiros do som que podemos passar anos sem perceber onde é que ele anda e por vezes até anda na produção dos discos que ouvimos. Assim foi apenas por curiosidade que, na falta de melhor, fui ouvir o disco dele. Claro que toda a estética de música ambiente está ali presente. Mas acrescenta-lhe algo de canções, lentas, arrastadas e melancólicas com várias vocalizações. Gostei do resultado e pode figurar na minha lista dos melhores.  Recordo de ter incluído o disco de 2019 “Grey área” da Little Simz na minha lista dos melhores do ano em que foi publicado. E algumas pessoas disseram-me que o disco é apenas assim-assim. Ora, volvidos uns anitos e Little Simz já se consagrou como uma das vozes mais presentes e inovadoras de afro, triphop inglesa. Este novo pedaço persegue as batidas fortes sobre uma voz potente o que acaba por transmitir um ambiente empolgante. Carl Stone já anda aí há muitos anos e honestamente nunca me tinha dado conta do trabalho dele. Pois, mas devia. Isto porque é no corte e costura um verdadeiro criativo. Os temas são uma amálgama imensa de samples, mas que resultam em canções com princípio, meio e fim. O disco é divertido, curioso e saboroso. Os DITZ são rock ácido e bem duro. Chegam de Inglaterra e pertencem a esta nova vaga de bandas com muita qualidade que têm nos Idles o caso de maior sucesso. Ainda lhes falta algo dos Idles para se tornarem maiores, mas talvez tal não tenha musicalmente interesse. Um disco bem durinho de se ouvir. 

Os Beach House são aquilo que resta do melhor shoegaze. São canções etéreas, com guitarras distorcidas, uma voz doce e uma boa dose de dramatismo. Um disco bonito como nos tem habituado com um bom punhado de belas melodias. 

 

Segue o restante dos melhores que fui escutando ao longo do ano:

 

13.  Life “north east coastral town”

14.  Yard Act “The overload”

15.  King Hannah “i`m not sorry, I was just being me”

16.  Crows “garden of England”

17.  Bjork “fossora”

18.  Interpol “the other side of make belief”

19.  Spiritualized “every this is beautifull”

20.  Arcade Fire “we” 

21.  Porridge Radio “waterslide, dining board…”

22.  Superorganism “world wide pop”

23.  DryCleaning “stumpwork”

24.  Codeíne “Dessau”

25.  TV Priest “my other people”

26.  The Black Angels “wilderness of mirrors”

27.  Black Midi “hellfire”

28.  Arctic Monkeys “the car”

29.  Benjamin Clementine “and I have been”

30.  Hildur G./C. Blanchett/S. Kauer “tár”

31.  Panda Bear/Sonic Boom “reset”

32.  Pascal Comelade “le non-sens du rythm”

33.  Max Richter “the new four seasons”

34.  Perfume Genius “ugly season”

35.  Dehd “blue skies”

36.  Wet Leg “s/t”

37.  Helms Alee “keep this be the way”

38.  Sault “today and tomorrow”

39.  Home Counties “in a middle English town”

40.  The Smile “a light for attracting attention”

41.  Just Mustard “heart under”

42.  Gongotronics International “where`s the one”

43.  Chat Pile “god`s country”

44.  Stromae “multitude”

45.  Kae Tempest “the line is a curve”

46.  Billy Woods “aethiops”

47.  Black Country New Road “Ants from up there”

48.  Denzel Curry “ melt my eyez see your future”

49.  Danger Mouse “Cheat codes”

50.  Father John Misty “Chloe and the next 20th century”

51.  Sharon Van Etten “we`re been going about this all wrong”

52.  Alt J “the dream”

53.  Wim Mertens “heroides”

54.  Black Swane Lane “blind”

55.  Ashenspire “hostil architecture”

56.  Hard Rubber Orchestra “Iguana”

57.  Lisbon Poetry Orchestra “os surrealistas”

58.  DeathCrash “return”

59.  Lucrecia Dalt “Ay!”

60.  SnakeChain “s/t”


Nota: como em todos os anos, irei descobrir outros discos que ainda não ouvi este ano e também não inclui todos os que ouvi nesta lista. Nela constam apenas os discos que mais tempo me retiveram para    os ouvir. 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2023, um ano mais pop! Ou nem por isso...

Este ano ouvi muitos e bons discos. Mas a minha lista é talvez aquela que nos últimos anos mais discos com grande expressão comercial inclui. Talvez isto se entenda se ao mesmo tempo eu fizer o exercício de sempre, o de tentar explicar os critérios subjacentes às escolhas dos melhores discos do ano. Há um critério que mantenho firme. Mesmo não sendo os melhores discos, alguns dos que aqui incluo acabaram por ser aqueles que mais ouvi. Provavelmente se eu comprasse a Wire mensalmente os filtros seriam outros e se tivesse mais tempo dedicado também faria outras escolhas. Contudo os discos que escolhi procurei que fossem mesmo bons. Mas há aqui outro fator que acabou por influenciar. Ouvi alguns discos em vinil, isto porque 2023 foi o ano que completei meio século e a minha família ofereceu-me um gira-discos, aparelho que já não tinha nem usava há muitos anos. E alguns dos discos foram mesmo aqueles que encontrei quando fui à única loja que vende discos de vinil (que eu conheça) na cidade

TECNOLOGIAS, IA E MORALIDADE.

Por vezes deparo-me com observações, quotidianas, que, como quase todas, são erros de análise do senso comum. Não existe uma fronteira muito definida para se perceber quando uma posição (ou opinião) é ou não rigorosa e fundamentada. Claro que existem os casos extremos, mas a zona entre os casos extremos é por vezes cinzenta e extensa. Uma das vantagens de se estudar e especializar é diminuir cada vez mais essa extensão. No caso que aqui me move, penso numa série de comentários acerca da IA. E creio que algumas leituras informadas nos fazem perceber sem grande esforço que a maioria das opiniões sobre a IA são mais baseadas em filmes de ficção científica do que na realidade. A ideia de que as máquinas nos dominarão vende bem (Harari sabe bem disso), mas são, para a atualidade, completamente irrealistas. A IA começa por ser baseada em algoritmos. Tal como as contas de somar também o são. Com efeito há problemas que merecem desde já ser colocados com as atuais tecnologias. Dado o desenvolv

As escolhas do João Francisco - os melhores discos de 2023

Este ano ouvi várias músicas e albuns e fiquei a conhecer mais variedades de música.     1-HEROS & VILLAINS- publicado a 2 de dezembro de 2022 por Metro Boomin. Este álbum fica na primeira posição. Foi um dos álbuns que ouvi mais pois as músicas deste são do género hiphop (meu género de música favorito) muito calmo. As composições desta obra tem sempre uma batida tranquila e transmite uma boa  vibe .   2- For All The Dogs- Álbum criado em 6 de outubro deste ano por Drake. Como Drake foi um dos artistas que gostei mais de ouvir este ano é normal que este álbum está no top 4. Gosto das músicas porque transmitem uma vibe calma, tal como no disco do Boomin, mas a forma como ele canta é o que me impressiona mais.   3-Utopia- Criado a 28 de julho deste ano por Travis Scott. Travis também foi um dos artistas que eu ouvi mais, ficando ao lado do Drake. O que eu gostei mais deste álbum foi a maneira das músicas serem bastante animadas e boas para fazer exercício físico. Em algumas músicas c